Agendar
Exames, vacinas e maisO zinco é um mineral e micronutriente indispensável para diversas funções do organismo. Dentre elas, as mais conhecidas são o seu papel no fortalecimento do sistema imunológico e síntese de proteínas.
No entanto, quando os níveis estão alterados, podem surgir problemas de saúde. A dosagem de zinco é importante para detectar tais alterações. Continue a leitura para saber mais sobre o exame, para que serve e quando é solicitado.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A principal função do zinco é atuar no fortalecimento do sistema imunológico.
Além disso, ele contribui para a cicatrização de feridas, na recuperação de lesões, na saúde ocular e na função cognitiva.
O zinco também desempenha um papel na saúde da próstata, em razão de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
O exame é um procedimento simples de análise do sangue que serve para identificar alterações nos níveis de zinco que podem comprometer a saúde, de modo que a dosagem desse mineral é solicitada em casos de suspeita de deficiência, no acompanhamento de suplementação ou em situações de doenças crônicas que possam interferir nesses níveis.
A dosagem de zinco é realizada por meio de uma simples coleta de sangue. Após o envio ao laboratório, a amostra é analisada para avaliar os níveis desse nutriente presente no organismo.
Normalmente, o exame não exige preparo. Contudo, é recomendável contatar o laboratório para obter orientações caso surjam dúvidas.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Diferente de outros exames, a dosagem de zinco não necessita de preparo prévio e pode ser feita sem jejum.
O valor de referência considerado normal para o exame de zinco no sangue é de 0,70 a 1,20 µg/mL.
A deficiência grave de zinco pode provocar aumento do fígado e do baço, além de atrasar o crescimento corporal e da maturação esquelética. Em níveis moderados, pode afetar o sistema imunológico, causar alterações na pele, perda de apetite, queda de cabelo, fraqueza muscular, fadiga, entre outros problemas de saúde.
Essa deficiência pode surgir devido à má alimentação, ao diabetes, doença celíaca, diarreia crônica e a outras condições que comprometem a absorção desse nutriente pelo organismo.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar a sua dosagem de zinco no plasma com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.