Exame Dímero D: níveis elevados podem indicar maior risco de distúrbios trombóticos!

O exame Dímero D, ou D-dímero, é um teste utilizado para ajudar a identificar ou descartar doenças e condições trombóticas, nas quais há formação de coágulos no sangue, podendo levar a complicações como AVC, infarto e embolia pulmonar.


Continue a leitura para entender para que serve o exame e qual a sua importância.


Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.

Para que serve o exame Dímero D?

O Dímero D é um exame de sangue que mede os fragmentos de proteína produzidos quando um coágulo sanguíneo se dissolve no corpo e é utilizado para identificar alterações na coagulação, como a trombofilia.

Como é feito o exame de Dímero D?

O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue simples. A amostra sanguínea é enviada ao laboratório para avaliar os níveis de Dímero D no organismo. 

Para que sejam fornecidas as orientações de preparo adequadas, é importante informar ao laboratório os medicamentos em uso.

Faça o seu exame em casa  

Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.

Quanto tempo demora o resultado do exame Dímero D?

No a+ Medicina Diagnóstica, os resultados ficam disponíveis em até 1 dia útil, podendo variar de acordo com o laboratório.

Em situações de urgência hospitalar, o resultado pode ser liberado em poucas horas.

Valores de referência 

Valores de até 500 ng/mL FEU (unidades equivalentes de fibrinogênio) são considerados normais.

É importante lembrar que os valores de referência podem variar entre laboratórios e métodos utilizados, por isso sempre considere o valor indicado no seu exame e a interpretação do seu médico.

Causas de Dímero D elevado

O Dímero D elevado no sangue pode ser um indício de hiperfibrinólise — uma condição em que os coágulos sanguíneos se degradam de forma excessiva e inadequada, podendo provocar hemorragias graves, e que está associada a:


  • Trombose venosa profunda (TVP);

  • Embolia pulmonar;

  • Coagulação intravascular disseminada (CIVD);

  • Trombose arterial;

  • Angina instável;

  • Acidente vascular cerebral (AVC).


Níveis elevados de Dímero D não são específicos, pois podem ocorrer em diversas outras situações, como pós-operatório, traumas e pré-eclâmpsia. Por isso, quando alterados, normalmente são necessários exames complementares, como hemograma, dosagem de proteína C reativa e marcadores hepáticos, para confirmar o diagnóstico.

Cobertura do exame 

Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.

Exame D-Dímero preço

O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares


Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.  

Onde fazer o exame Dímero D em São Paulo?

Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame. 


Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame D-Dímero com o melhor custo benefício. 


Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.



Atendimento móvel alt text

22/10/25

22 de outubro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas