Exame genotipagem do HIV-1, o que significa, como é feito e quando pedir

O exame de genotipagem do HIV-1 (sigla em inglês para Human Immunodeficiency Virus type 1) é um teste laboratorial avançado que analisa, no sangue, a presença de mutações no material genético desse vírus, que possam comprometer a eficácia do tratamento. 

Ele é solicitado por médicos para pessoas que já conhecem sua condição de infecção pelo HIV-1 e tem como objetivo orientar a escolha inicial ou ajuste do esquema terapêutico, conforme a sensibilidade do vírus aos medicamentos disponíveis. 

Sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer exame, mas se for necessário no seu caso, saiba que, no a+ Medicina Diagnóstica, esse exame é realizado com tecnologia de ponta e por uma equipe especializada, garantindo ótimos resultados, que apoiam o acompanhamento clínico.

Veja tudo sobre o exame a seguir!

O que é o exame de genotipagem do HIV-1 e para que serve?

O teste analisa o material genético do vírus HIV-1 presente no sangue e busca mutações em regiões relacionadas à resistência às diferentes classes de medicamentos antirretrovirais. Por meio de um algoritmo mundialmente validado, é possível avaliar o conjunto de mutações encontradas e definir, com precisão, a quais drogas o vírus daquela pessoa está resistente ou permanece sensível, ajudando o médico a definir o esquema terapêutico.

Vale salientar dois diferenciais do exame feito no a + Medicina Diagnóstica:

  • O método utilizado é o sequenciamento de próxima geração (next generation sequencing, NGS), o método mais moderno para este tipo de análise, com maior sensibilidade para detectar um menor número de mutações;

  • O exame inclui as principais regiões do material genético do HIV-1, relacionadas à atividade dos antirretrovirais disponíveis, inclusive a região codificante da integrase no gene pol, que em alguns laboratórios ainda é analisada em um exame à parte. 

   . Quanto custa o exame de genotipagem do HIV-1?

O preço do exame pode variar com a unidade e com a cobertura do convênio médico. Aqui no a+ Medicina Diagnóstica, é possível consultar previamente o preço e verificar se o exame está contemplado pelo seu plano de saúde. 

Essa informação pode ser obtida no agendamento online, com a equipe de atendimento ou diretamente na página de convênios.

Como é feito o exame de genotipagem?

O exame de HIV 1 para resistência a medicamentos antirretrovirais é realizado em uma área do laboratório especializado em sequenciamento genético e segue etapas técnicas abaixo:

  • Coleta de sangue do paciente por punção venosa, realizada no laboratório ou pelo atendimento domiciliar;

  • Separação do plasma (parte líquida do sangue), onde está a maior parte do RNA viral;

  • Extração e amplificação do RNA;

  • Sequenciamento genético das regiões de interesse, por NGS;

  • Identificação das mutações presentes e análise dos resultados, segundo um algoritmo internacionalmente validado.

O resultado orienta a escolha ou ajustes no esquema terapêutico, aumentando as chances de sucesso no controle da carga viral.

Quem deve fazer o exame?

O médico pode solicitar a genotipagem do HIV-1 para pacientes que:

  • Apresentaram sinais de falha terapêutica;

  • Estão em tratamento, porém tiveram aumento da carga viral;

  • Vão iniciar a terapia antirretroviral;

São gestantes vivendo com HIV-1Importante: não é possível realizar o exame em pessoas com carga viral indetectável. Para maior precisão do resultado, o ideal é que a carga viral seja de, pelo menos, 500 cópias/mL. . Além disso, o exame não exige preparo com antecedência.

Por que fazer o exame no a+ Medicina Diagnóstica?

O exame de genotipagem do HIV-1 está disponível nas mais de 40 unidades do a+ Medicina Diagnóstica. Aqui, o paciente conta com agendamento online, coleta domiciliar gratuita, equipe qualificada e resultados disponíveis rapidamente no aplicativo e no site. 

Esses diferenciais trazem toda a conveniência e agilidade no cuidado com a sua saúde. Por isso, não perca tempo, agende seu exame agora!

Atendimento móvel alt text

24/08/25

24 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas