Agendar
Exames, vacinas e maisO exame IgE específico para poeira é uma análise de sangue que identifica anticorpos relacionados à resposta do organismo contra alérgenos comuns da poeira doméstica, como os ácaros.
Esse teste é solicitado quando há suspeita de alergias respiratórias e ajuda o médico a confirmar se os sintomas têm, de fato, origem alérgica. Ele é indicado tanto em casos de sinais recorrentes quanto para acompanhamento de tratamentos já em andamento.
Se você tem interesse em entender como o exame IgE específico para poeira funciona, para que serve e como interpretar seus resultados, continue a leitura e saiba mais.
O exame IgE específico para poeira é um exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos IgE produzidos pelo organismo contra partículas da poeira doméstica.
Ele ajuda a compreender se existe reação alérgica e direciona a investigação médica.
Esse exame está relacionado ao estudo de alergia respiratória e deve ser analisado junto a outros exames, como a IgE total, além do histórico clínico do paciente.
O exame IgE específico para poeira serve para indicar, principalmente, se os sintomas respiratórios frequentes podem estar relacionados à alergia à poeira.
Entre as situações em que ele pode ser indicado estão:
Diagnóstico de alergia a poeira;
Identificação de possíveis gatilhos para rinite alérgica e asma;
Acompanhamento de sintomas como tosse, espirros e falta de ar;
Complemento de outros testes de alergia.
Esse tipo de investigação pode ser realizado em diferentes formatos de exame, seja como exame particular ou até mesmo a coleta em casa, de acordo com a sua preferência.
O exame é realizado por meio da coleta de sangue em uma veia do braço. Em geral, não é necessário preparo, como jejum, e o processo costuma ser rápido e sem desconfortos.
Após a coleta, a amostra é enviada ao laboratório para análise. O tempo de liberação do resultado varia, mas geralmente é curto.
Para quem busca praticidade, há opções de agendamento em unidades físicas ou até atendimento domiciliar.
O resultado do exame IgE específico para poeira mostra os níveis de anticorpos IgE no sangue. Quanto maior a concentração, maior a chance de existir reação alérgica. Porém, a interpretação deve ser feita pelo médico em conjunto com os sintomas.
Os valores de referência geralmente seguem esta classificação:
Indetectável: inferior a 0,10 kU/L;
Baixo: 0,10 a 0,69 kU/L;
Moderado: 0,70 a 3,50 kU/L;
Alto: superior a 3,5 kU/L.
E também podem ser expressos em classes:
Classe 0: menor que 0,10 kU/L;
Classe 0/1: muito baixo (0,10 a 0,34 kU/L);
Classe 1: baixo (0,35 a 0,69 kU/L);
Classe 2: moderada (0,70 a 3,49 kU/L);
Classe 3: alta (3,50 a 17,49 kU/L);
Classe 4 a 6: muito altas (acima de 17,50 kU/L).
Vale lembrar que níveis elevados não confirmam sozinhos uma alergia. Em alguns casos, a IgE total pode estar aumentada por outras condições clínicas que devem ser avaliadas por um médico.
O a+ Medicina Diagnóstica oferece o exame IgE específico para poeira com qualidade e precisão em unidades acessíveis, além de opções de agendamento online que facilitam o dia a dia de quem precisa de acompanhamento médico.
Escolher um laboratório de confiança faz toda a diferença para que o médico receba informações corretas e possa oferecer o tratamento mais adequado.
Se você deseja cuidar da sua saúde com segurança, agende agora mesmo seu exame no a+ Medicina Diagnóstica e conte com a confiança de um laboratório preparado para atender às suas necessidades.
