Agendar
Exames, vacinas e maisO exame de IGFBP-3 auxilia no diagnóstico de condições relacionadas ao excesso ou à deficiência do hormônio do crescimento (GH).
Níveis elevados da proteína ligadora-3 de IGF podem estar associados ao gigantismo, enquanto níveis baixos indicam deficiência de GH — uma condição rara, porém tratável, que afeta o crescimento, causando baixa estatura em crianças e distúrbios metabólicos em adultos.
Saiba mais. Continue a leitura e veja para que serve o exame, quando é indicado e onde fazer.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A dosagem de IGFBP-3 (proteína ligadora-3 de IGF) é um exame laboratorial que avalia a quantidade dessa proteína no sangue e é utilizado para identificar possíveis alterações relacionadas ao hormônio do crescimento (GH).
Produzida principalmente pelo fígado, a proteína ligadora-3 de IGF tem a função de transportar e regular o IGF-1 no sangue, prolongando a sua atividade e modulando os seus efeitos no organismo.
O exame de IGFBP-3 auxilia na avaliação da produção adequada do hormônio do crescimento pela glândula pituitária. Esse teste permite detectar alterações e distúrbios, como gigantismo, acromegalia e crescimento lento, por exemplo.
O exame ainda auxilia no acompanhamento de pacientes em tratamento de distúrbios do crescimento, além de apoiar o monitoramento nutricional e algumas condições endócrinas.
O exame IGFBP-3 é realizado a partir de uma amostra de sangue, como ocorre na maioria dos exames laboratoriais.
A amostra é então enviada para análise no laboratório com o objetivo de avaliar os níveis de IGFBP-3. No a+ Medicina Diagnóstica o método utilizado é o ensaio imunométrico quimioluminescente.
Você pode realizar o exame em casa, evitando filas e tempo de espera, ou no laboratório mais próximo. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
O exame IGFBP-3 é solicitado quando há sinais de desordens do eixo GH-IGF-1. Ele é utilizado para auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de condições como acromegalia, gigantismo e atraso no crescimento, principalmente em crianças.
Os valores de referência do exame de IGFBP-3 podem apresentar pequenas variações entre laboratórios, métodos utilizados e idade do paciente. Por esse motivo, a interpretação dos resultados deve ser realizada por um médico especialista.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o sua dosagem de IGFBP-3 com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
