Agendar
Exames, vacinas e maisO exame índice de saturação da transferrina é frequentemente solicitado para pacientes com suspeita de anemia ferropriva ou alterações no metabolismo do ferro.
Também é comum que, além da sua dosagem, sejam indicados a realização de outros exames de sangue.
Conheça a importância do exame, quando é indicado, como é realizado e orientações de preparo.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A transferrina é uma proteína produzida principalmente pelo fígado que tem a função essencial de transportar ferro pelo sangue.
O exame de saturação da transferrina (também conhecido como saturação de ferro) mede a percentagem de ferro ligado à proteína transferrina no sangue.
Do ponto de vista clínico, a análise é útil para avaliar o metabolismo do ferro, ajudando a identificar deficiência ou sobrecarga.
O exame de saturação da transferrina é realizado por meio de uma simples coleta de sangue, retirada de uma veia do braço.
Habitualmente é solicitado junto com outros testes, como dosagem de ferritina, ferro sérico, capacidade total de ligação do ferro e hemograma.
Geralmente requer jejum mínimo de 3 horas, pois a ingestão de alimentos pode alterar os níveis de ferro no organismo. O exame deve ser realizado preferencialmente pela manhã, já que os níveis de ferro variam ao longo do dia.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame laboratorial em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Níveis alterados de transferrina podem estar associados a diferentes condições clínicas, como deficiência de ferro, anemia por doença crônica, doenças hepáticas, entre outras.
A deficiência de ferro pode se manifestar através de diversos sintomas, sendo eles fadiga, cansaço excessivo, fraqueza muscular e dificuldade de concentração.
Em crianças, pode ocorrer atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e maior suscetibilidade a infecções.
Quando o índice de saturação da transferrina está baixo, pode sugerir:
Deficiência de ferro;
Doenças renais;
Anemia por doenças crônicas.
Quando o índice de saturação da transferrina está alto, pode sugerir:
Doenças hepáticas;
Talassemia;
Anemia sideroblástica.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame de transferrina pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de saturação de ferro com o melhor custo benefício.
Consulte sempre seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
