Agendar
Exames, vacinas e maisO exame para HBsAg, acrônimo atribuído ao antígeno de superfície do vírus da hepatite B (VHB) , é um dos principais testes utilizados para o diagnóstico desta hepatite, uma infecção viral que afeta o fígado e pode evoluir com ou sem sinais clínicos.
Essa condição pode ser aguda, de curta duração, ou crônica, quando persiste por mais de seis meses. Em fases avançadas e sem tratamento, a hepatite crônica pode progredir para cirrose hepática e câncer de fígado, o que reforça a importância da realização periódica do exame em pessoas com potencial exposição ao vírus que não tenham sido vacinadas ou não responderam à vacinação.
Está em busca de um laboratório em São Paulo que seja referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o exame HBsAg.
Continue a leitura para entender como o exame funciona e para que ele serve.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O HBsAg (sigla em inglês para Hepatitis B surface Antigen), é uma proteína presente na superfície do vírus da hepatite B, detectável no sangue entre 1 e 2 meses após o contágio.
O exame para HBsAg é utilizado para rastrear a infecção pelo vírus da hepatite B em uma pessoa sem sintomas, ou investigar manifestações clínicas de hepatite.
A detecção do HBsAg evidencia a presença do vírus no organismo, tanto em infecções recentes quanto em quadros crônicos.
O exame é realizado no laboratório por meio da análise de uma amostra de sangue coletada por meio de uma punção venosa, sem necessidade de preparo prévio.
No a+ Medicina Diagnóstica o método utilizado é o imunoensaio quimioluminescente por micropartículas (CMIA).
Não é necessário jejum para o exame para HBsAg.
No entanto, de acordo com a avaliação clínica e a necessidade de acompanhamento da doença, podem ser solicitados testes para avaliar se há inflamação hepática, como TGP e TGO.
Nesses casos, quando outros exames requerem jejum, é importante seguir as orientações específicas para cada teste.
HBsAg não reagente significa que não há evidência de infecção pelo vírus da hepatite B naquele momento.
Um resultado HBsAg reagente indica a presença do vírus da hepatite B no organismo. Contudo, esse exame não deve ser interpretado individualmente.
A doença pode se apresentar de forma aguda ou crônica, exigindo o acompanhamento médico e a avaliação de outros marcadores sorológicos da hepatite B para estabelecer o diagnóstico.
Para possibilitar o diagnóstico e, quando necessário, iniciar o tratamento, são solicitados exames complementares para avaliar tanto a presença do vírus quanto o funcionamento do fígado. São eles:
Anti-HBs: sinaliza proteção contra a doença, adquirida por vacinação ou infecção passada;
Anti-HBc total: indica exposição ao vírus, mas não determina se é recente ou passado;
Anti-HBc IgM: aponta infecção recente;
HBV-DNA: mede a quantidade de vírus presente no sangue, também conhecida como carga viral;
Gama GT: avalia, em conjunto com outros exames, a função hepática.
Para confirmar a cobertura pelo seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Faça os seus exames laboratoriais em São Paulo capital, região metropolitana, interior e litoral, com o conforto e a qualidade que só o a+ Medicina Diagnóstica oferece.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame para HBsAg com o melhor custo benefício. Você pode optar também pelo atendimento domiciliar e fazer o exame sem sair de casa, através do agendamento digital.
Consulte o seu médico e realize os seus exames em São Paulo sem filas.