Saiba como funciona o exame proteínas, preparo necessário e como interpretar os resultados do teste laboratorial.

Você sabe o que o exame de proteínas totais e frações pode revelar sobre sua saúde? Ele é um teste laboratorial que mede a quantidade de proteínas no sangue, bem como suas principais frações. 

A dosagem de proteínas totais e frações é um dos recursos diagnósticos que auxiliam na identificação de  diversas doenças como hepáticas, hematológicas e outras. 

Neste texto, você vai descobrir o que é o exame de proteínas, e como é realizado

Vamos lá?

O que é o exame de proteínas?

O exame de proteínas totais e frações avalia a concentração de proteínas totais no sangue e também suas frações principais: albumina e globulinas que possuem diferentes funções no organismo. 

Esse teste pode ser realizado em unidades de exame em SP, com agendamento rápido e disponibilidade em várias regiões.

Para que serve o exame de proteínas?

Esse exame é solicitado em avaliações laboratoriais para indicar se os níveis de proteínas estão dentro da faixa esperada. 

Para quem deseja praticidade, é possível realizar o exame também como exame particular, sem depender exclusivamente de convênios médicos.

Como é feito o exame de proteínas?

O procedimento é simples: o profissional de saúde coleta uma amostra de sangue de uma veia do braço, que depois é encaminhada ao laboratório para análise. 

Em relação ao preparo, pode ser solicitado um jejum de 3 a 4 horas, mas essa orientação deve ser confirmada no momento do agendamento. 

Outra facilidade é a opção de realizar o exame em casa, garantindo comodidade no atendimento e a mesma qualidade de coleta oferecida nas unidades.

Como entender os resultados do exame proteínas?

O resultado do exame apresenta valores de proteínas totais e suas frações, sendo interpretado pelo médico de acordo com o histórico e outros exames realizados. Por isso, é importante contar com um laboratório de confiança, que assegure a precisão do laudo. 

Quais os valores de referência para o exame de proteínas?

Os valores de referência do exame proteínas podem variar conforme a idade do paciente. Em geral, os intervalos considerados em análises laboratoriais são:Esses números podem variar de acordo com o método utilizado pelo laboratório, por isso é indispensável que os resultados sejam analisados por um médico em conjunto com o histórico clínico do paciente.

Valores de referência:

- Proteína total: 6,5 a 8,1 g/dL.

- Albumina : 3,5 a 5,2 g/dL

- Globulina : 1,7 a 3,5 g/dL

- Albumina/Globulina: 0,9 a 2,0 


Faça exames laboratoriais com comodidade no a+ Medicina Diagnóstica!

O exame proteínas é uma análise simples, feita a partir de uma amostra de sangue.  

O a+ Medicina Diagnóstica oferece praticidade com agendamento online, coleta domiciliar e acesso digital aos laudos, sempre com a confiabilidade de uma rede de referência. Consulte seu médico. 

Marque agora seu exame proteínas no a+ Medicina Diagnóstica e tenha segurança e comodidade no cuidado com a sua saúde.

Atendimento móvel alt text

03/09/25

03 de setembro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas