Exame rubéola: como é feito, resultados e importância

A rubéola é uma doença infecciosa viral que se manifesta com febre, manchas vermelhas em todo o corpo e aumento dos gânglios linfáticos. Embora costume ser benigna em crianças e adultos, pode trazer consequências graves para o bebê, quando transmitida de mãe para o feto durante a gestação. Por se tratar de uma doença prevenível por vacinação, os casos são raros atualmente no Brasil. 

O exame para rubéola é uma análise sorológica feita a partir de uma amostra de sangue. Ele identifica se o organismo teve contato com esse vírus e se desenvolveu imunidade, seja por infecção passada, seja em resposta à vacinação.

É um exame rápido e objetivo, que pode fazer parte de exames de rotina e de acompanhamento médico em diferentes situações da vida.

Continue lendo para saber tudo sobre esse exame!


O que é o exame para rubéola?

O exame para rubéola é um teste feito no sangue que pesquisa a presença de anticorpos específicos contra o vírus causador dessa doença. Esses anticorpos podem ser de dois tipos: 

  • IgM, que indica contato ou vacinação recente;

  • IgG, que aponta imunidade adquirida anteriormente, de forma natural ou vacinal.

Esse exame pode ser solicitado em rotinas médicas e está disponível nas unidades de exame em SP, com resultados entregues de forma digital.


Como é feito o exame para rubéola?

O procedimento é simples: uma amostra de sangue é coletada de uma veia do braço e enviada ao laboratório para análise sorológica. Durante o processo, são pesquisados os anticorpos IgM e IgG, que ajudam a indicar se houve exposição prévia ao vírus da rubéola, tanto o “selvagem”, quanto o vacinal. 

Não há necessidade de preparo específico, e o paciente pode optar pela praticidade da coleta em domicílio por meio do serviço de exame em casa.


Qual a importância do exame rubéola?

Esse exame é solicitado para verificar a imunidade para a rubéola, seja em check-ups, seja em situações em que o médico precise confirmar se o paciente já possui anticorpos contra esse vírus, como, por exemplo, durante o planejamento de uma gestação. Essa informação o ajuda a decidir se há indicação de vacinação. 

Ele pode ser feito também como exame particular, trazendo comodidade para quem deseja realizar a sorologia de forma rápida e segura.


Como interpretar o resultado do exame rubéola?

Os resultados são apresentados de forma objetiva, indicando a presença ou ausência de anticorpos:

  • IgG reagente e IgM não reagente: imunidade adquirida por infecção passada ou vacinação;

  • IgG reagente e IgM reagente: contato recente com o vírus, natural (menos provável) ou vacinal;

  • IgG não reagente e IgM não reagente: sem contato prévio com o vírus; ausência de imunidade demonstrável, seja natural, seja vacinal. 

  • IgG não reagente e IgM reagente: vacinação muito recente (menos de 30 dias) ou reação cruzada; geralmente se indica o seguimento sorológico.

Vale ressaltar que os resultados devem sempre ser interpretados por um médico. 


Quais são os valores de referência para o exame para rubéola?

Os valores podem variar de acordo com o método utilizado, por isso os resultados devem sempre ser avaliados por um médico. Para maior segurança, recomenda-se realizar o exame em um laboratório de confiança

Faça o exame para rubéola com o a+ Medicina Diagnóstica!

O exame para rubéola é rápido, não exige preparo prévio e fornece informações importantes sobre a imunidade contra essa infecção. No a+ Medicina Diagnóstica, você pode agendar online, realizar a coleta domiciliar e acessar os resultados de forma digital.

Agende seu exame rubéola no a+ SP e tenha praticidade e confiança em cada etapa do atendimento.

Atendimento móvel alt text

06/09/25

06 de setembro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas