Agendar
Exames, vacinas e maisSHBG é a sigla para globulina ligadora de hormônios sexuais, uma proteína sintetizada principalmente pelo fígado, responsável pelo transporte plasmático de testosterona, estradiol e outros andrógenos.
Confira a seguir para que serve o exame SHBG, como é feito e qual a preparação indicada.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A globulina ligadora de hormônios sexuais ou SHBG (sigla de sex hormone-binding globulin, no inglês) é uma proteína produzida pelo fígado, cuja função é o transporte de alguns hormônios sexuais no sangue, como a testosterona e o estradiol (um tipo de estrogênio). A ligação desses hormônios à SHBG regula sua biodisponibilidade e atividade nos tecidos.
O exame de SHBG é realizado em laboratórios especializados. Antes da realização do exame, o médico avalia a necessidade da dosagem e pode orientar a suspensão temporária de medicamentos que podem influenciar os níveis de SHBG.
Geralmente, o exame não exige jejum, mas é importante seguir as recomendações específicas fornecidas pelo médico ou laboratório.
O exame é feito a partir de uma amostra de sangue coletada por meio de uma pequena punção em uma veia do antebraço, usando materiais apropriados para garantir a segurança. Essa amostra de sangue é encaminhada para análise laboratorial, onde os níveis de SHBG são medidos.
O exame de SHBG é solicitado em situações em que há suspeita de distúrbios hormonais, sobretudo na avaliação de condições que alteram os níveis de testosterona total, entre outros quadros.
A solicitação da dosagem da SHBG deve ser sempre feita pelo médico.
A principal aplicação da dosagem de SHBG plasmática se associa à avaliação complementar de estados de hiperandrogenismo, uma vez que valores elevados da SHBG, induzidos por diferentes circunstâncias, podem aumentar a testosterona total.
A interpretação dos resultados da dosagem da SHBG deve ser sempre feita pelo médico, em conjunto com outros exames, e sempre à luz do contexto clínico.
Diversos fatores podem alterar os níveis plasmáticos de SHBG. Além de distúrbios hormonais, outras condições que podem afetar os resultados são idade, presença de comorbidades, como doenças hepáticas, estado nutricional, uso de determinadas medicações, entre outras.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame SHBG com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.