Agendar
Exames, vacinas e maisO T3, ou tri-iodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireoide que contribui para o processo de metabolismo do corpo. Assim, o exame de T3 livre mede a quantidade desse hormônio no sangue e pode avaliar tanto o T3 total quanto o T3 livre, conforme solicitado pelo médico.
Essa análise é importante para entender o funcionamento da tireoide e apoiar diagnósticos mais precisos.
O hormônio T3 ajuda a regular a temperatura corporal, o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca, além de influenciar o gasto energético e o crescimento celular. No sangue, o T3 circula de duas formas: livre (ativo) e ligado a proteínas.
Aqui, você vai entender melhor o que é esse hormônio, para que serve, como funciona o exame e porque fazer. Vamos lá?
O T3 é um dos dois principais hormônios produzidos pela tireoide, sendo o outro o T4 (tiroxina). Enquanto o T4 funciona como um “estoque” que será convertido em T3 quando o corpo precisar, o T3 é a forma ativa que age diretamente nas células, controlando a velocidade com que o organismo utiliza energia.
O exame de T3 livre é solicitado para investigar alterações hormonais e avaliar a função da tireoide. Pode ser usado no diagnóstico de condições como excesso ou deficiência de hormônio, no monitoramento de doenças já diagnosticadas e na avaliação de nódulos tireoidianos.
Geralmente, ele é solicitado junto com outros exames, como TSH e T4, para fornecer um panorama completo da saúde da tireoide.
O exame de T3 livre é realizado por meio de uma simples coleta de sangue, feita em laboratório. Em alguns casos, pode ser necessário jejum de algumas horas, e, por isso, é importante confirmar essa informação no agendamento do exame de T3 livre.
Também é indispensável informar ao médico ou à equipe de coleta sobre o uso de medicamentos, como hormônios tireoidianos e suplementos de biotina, pois eles podem interferir nos resultados.
Resultados de T3 alto podem acender alguns alertas, enquanto valores baixos podem estar relacionados a uma produção insuficiente de hormônios. Veja os valores de referência:
1 a 23 meses: 0,33 a 0,52 nanogramas/dL;
2 a 12 anos : 0,33 a 0,48 nanogramas/dL;
13 a 20 anos: 0,30 a 0,47 nanogramas/dL;
Acima de 20 anos: 0,23 a 0,42 nanogramas/dL.
No entanto, somente o médico pode interpretar corretamente esses números, levando em conta o histórico do paciente, os sintomas e outros exames complementares.
No a+ Medicina Diagnóstica, você conta com tecnologia avançada, equipe qualificada e facilidades como agendamento online, resultados disponíveis pelo aplicativo e serviço de coleta domiciliar gratuito. Assim, é possível cuidar da sua saúde com conforto, rapidez e precisão.
Agende seu exame de T3 agora mesmo e garanta mais praticidade no seu dia a dia.