Agendar
Exames, vacinas e maisA tiroxina, ou T4, é um dos hormônios produzidos pela glândula tiroide a partir do estímulo do TSH, liberado pela hipófise, no cérebro. A sua fração livre, chamada de T4 livre (T4L), é a forma ativa do hormônio, responsável pela regulação de muitas das atividades metabólicas do nosso organismo.
A dosagem laboratorial dos níveis de T4 livre auxilia, em conjunto com outros testes, a avaliar o funcionamento da tiroide e a investigar alterações que podem cursar com diminuição ou aumento da função dessa glândula.
O exame de T4L é geralmente solicitado junto à dosagem do hormônio tiroestimulante (TSH) para avaliação da função tiroidiana ou para o seguimento de pacientes em tratamento de disfunções da tiroide. Dessa forma, pode ser solicitado na rotina de check-up de um paciente ou diante de manifestações clínicas ou quadros que conferem risco de alteração da função da glândula.
Os valores de referência para o exame T4 livre podem mudar conforme o laboratório e o método utilizado. Em nosso laboratório são considerados:
0 - 6 dias : 0,9 a 2,5 ng/dL
7 dias - 3 meses : 0,9 a 2,2 ng/dL
4 - 12 meses : 0,9 a 2,0 ng/dL
13 meses - 6 anos: 1,0 a 1,8 ng/dL
7 - 11 anos : 1,0 a 1,7 ng/dL
12 - 20 anos : 1,0 a 1,6 ng/dL
Acima de 20 anos : 0,9 a 1,7 ng/dL
A coleta é feita como em um exame de sangue comum. É retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do antebraço, e o material é enviado para análise em laboratório.
Uma produção excessiva de T4L pode se associar ao funcionamento aumentado da glândula tiroide, também chamado de hipertiroidismo, que tem como principais sintomas: coração acelerado, tremores, insônia, irritabilidade, perda de peso, intolerância ao calor, suor excessivo, dificuldade de concentração, entre outros.
Já a baixa produção de T4L, pode se associar ao funcionamento diminuído da glândula tiroide, também chamado de hipotiroidismo. Os principais sintomas relacionados ao hipotiroidismo são: indisposição, fadiga, sonolência, alterações de humor e cognitivas, constipação, inchaço, intolerância ao frio, entre outros.
Para a realização desse exame não é necessário jejum.
Caso o paciente use hormônios tiroidianos, como Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®, recomenda-se que a coleta seja feita antes de tomar o medicamento, ou, pelo menos, quatro horas depois. Também é importante informar as medicações usadas nos últimos 30 dias, sobretudo se fez uso de amiodarona.
Além disso, o uso de biotina ou suplementos que contenham biotina devem ser suspensos três dias antes da coleta do teste.
Agora que você conhece o exame T4 livre, já sabe que precisa de um laboratório confiável para realizar o exame, certo?
O a+ Medicina Diagnóstica combina tecnologia avançada, equipe qualificada e processos ágeis para garantir a você os melhores resultados.
Aqui, você consegue agendar de forma online, fazer a coleta domiciliar gratuita e ter o laudo pelo aplicativo.
Faça consultas médicas regulares e, caso seu médico tenha solicitado T4 livre, você pode agendar o seu exame conosco e contar com a confiança e a tecnologia do a+ Medicina Diagnóstica.