Gama GT: Quando o exame é indicado

A Gama-glutamiltransferase (Gama GT) é uma enzima essencial encontrada em diversas células do organismo, com maior concentração no fígado, nas vias biliares e no pâncreas. 

A avaliação de seus níveis séricos é frequentemente utilizada como ferramenta diagnóstica na investigação de doenças hepáticas, obstruções biliares e outras alterações relacionadas ao sistema hepatobiliar.

O a+ SP realiza a dosagem de Gama GT em diversas unidades em São Paulo.

Você faz seus exames de análises clínicas com mais segurança, conforto e com profissionais qualificados e preparados para atender pacientes de todas as idades. 

Procure seu médico para orientações antes de fazer qualquer exame.

Para que serve?

A dosagem da Gama GT possui diversas aplicações clínicas, como na investigação de lesões hepáticas, identificação de obstruções biliares e avaliação de sintomas inespecíficos — por exemplo, icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas causada pelo excesso de bilirrubina no sangue), dor abdominal, náuseas, vômitos ou outros sinais que possam indicar comprometimento hepático.

Além disso, pode ser útil no monitoramento do consumo de álcool e no acompanhamento de pacientes com doenças hepáticas específicas.

Como o exame é realizado? 

A coleta da Gama GT é simples e realizada por meio da retirada de uma amostra de sangue, geralmente obtida por punção venosa na fossa cubital (região anterior ao cotovelo, entre o braço e o antebraço).

Para garantir resultados sem interferências, recomenda-se que o paciente não tenha realizado biópsia hepática nos cinco dias que antecedem ao exame.

Valor de referência da Gama GT

Em geral, os valores de referência para a Gama GT são considerados normais entre 8 a 41 U/L para mulheres e 12 a 73 U/L para homens. 

No entanto, esses valores podem variar conforme a faixa etária, sendo normalmente mais elevados entre os recém-nascidos.

A interpretação dos resultados deve sempre ser feita por um médico, que levará em conta o contexto clínico e, se necessário, outros exames complementares.

Problemas de saúde associados a alteração no exame

Elevações nos níveis da Gama GT podem estar associadas a diversas condições clínicas, como:


  • Cirrose hepática;

  • Colestase (redução ou interrupção do fluxo da bile);

  • Consumo crônico de álcool;

  • Diabetes mellitus;

  • Esteato-hepatite não alcoólica (fígado gorduroso);

  • Hepatite alcoólica;

  • Hepatite medicamentosa;

  • Hepatites virais;

  • Infarto do miocárdio;

  • Insuficiência cardíaca congestiva;

  • Obesidade;

  • Pancreatite;

  • Uso de determinados medicamentos.


Por outro lado, valores reduzidos da Gama GT geralmente não têm relevância clínica.

Diante da ampla gama de possibilidades diagnósticas, é fundamental que o resultado do exame seja interpretado por um médico, considerando o contexto clínico individual de cada paciente.

Cobertura do exame 

Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou fale com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp, ou telefone (11) 3139-8000.

Seu convênio não está na lista? Oferecemos condições especiais para pagamento no particular. Entre em contato para obter mais informações e agendar o seu exame de Gama GT com o melhor preço.  

Faça seu exame da Gama GT em São Paulo com o a+ SP

Já sabe onde fazer o seu exame da Gama GT em São Paulo? Conte com o a+ SP para realizar seus exames em São Paulo capital, região metropolitana, interior e litoral, com atendimento particular ou por convênio. 

Este exame não precisa ser agendado, basta comparecer à unidade de atendimento mais próxima. 

Se preferir, também pode optar por fazer o exame em casa ou em outro local de sua preferência, através do agendamento digital

Consulte o seu médico e realize seu exame em São Paulo com o a+ SP.

Atendimento móvel alt text

21/08/25

21 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas