Agendar
Exames, vacinas e maisO exame de carga viral do HIV-1 por PCR (sigla em inglês para Polymerase Chain Reaction) é um teste laboratorial que detecta e quantifica o RNA do HIV-1 presente em uma amostra de sangue de uma pessoa que vive com esse vírus.
Esse exame é importante tanto para o diagnóstico precoce quanto para o monitoramento da carga viral durante o tratamento antirretroviral.
Trata-se de um exame de biologia molecular que detecta e quantifica sequências específicas de material genético, ou RNA, do HIV-1.
Ele pode ser indicado para diversos fins, como a confirmação da presença do HIV-1 no sangue do paciente, principalmente nas infecções muito recentes, ou o monitoramento da quantidade de seu material genético no sangue ao longo do tratamento, parâmetro importante para avaliar a resposta terapêutica. Para que serve o exame de carga viral do HIV-1 por PCR?
O exame de carga viral do HIV-1 por PCR é solicitado para:
Diagnosticar a infecção de forma precoce, inclusive no período da janela imunológica, isto é, quando ainda não foram produzidos anticorpos detectáveis pelos métodos de sorologia;
Monitorar a carga viral ao longo do tratamento;
Avaliar a eficácia da terapia antirretroviral;
Apoiar a decisão do médico sobre o momento ideal para ajustes do esquema terapêutico.
Diagnosticar ou afastar a infecção em crianças expostas ao HIV-1 durante a gestação.
As orientações para o exame de carga viral do HIV-1 por PCR quantitativo são simples, mas devem ser seguidas com atenção para garantir a qualidade da amostra:
Não é necessário jejum ou preparo específico;
É importante informar os medicamentos utilizados nos últimos 10 dias;
O exame é realizado de acordo com as seguintes etapas:
Coleta de sangue por punção venosa, feita no laboratório ou pelo atendimento domiciliar;
Separação do plasma (parte líquida do sangue) para análise;
Extração e amplificação do RNA viral, pela técnica PCR;
Quantificação da carga viral em cópias por mililitro de plasma, indicando a quantidade de vírus presente no sangue.
Os resultados do exame de carga viral do HIV-1 por PCR são liberados da seguinte forma:
Detectável: presença do RNA do HIV-1, com quantificação informada em cópias por mililitro;
Indetectável : ausência do RNA viral ou presença em concentração abaixo do limite de detecção do teste ( 20 cópias por mililitro, nométodo utilizado no a+ Medicina Diagnóstica).
Lembre-se que a interpretação deve ser sempre feita por um médico, considerando o histórico clínico e outros exames.
Sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer exame, mas se for necessário no seu caso, saiba que o a+ Medicina Diagnóstica realiza o exame de carga viral do HIV-1 por PCR em diversas unidades, ou pela coleta domiciliar gratuita e com resultados acessíveis pelo aplicativo.
Além disso, contamos com equipe qualificada para realizar exames de alta complexidade e você consegue agendar tudo sem sair de casa.
Tenha mais praticidade no seu cuidado com a saúde agora mesmo!