Hidrocele: o que é e como tratar?

A hidrocele é uma condição que pode afetar pessoas do sexo masculino, de todas as idades. É caracterizada pelo acúmulo de líquidos na região da bolsa escrotal, que pode resultar em aumento de tamanho dos testículos.

A compreensão sobre o que é, o que causa, quais são os sintomas e as alternativas de tratamento é essencial para trazer mais consciência sobre o tema.

Por isso, se você quer aprender mais sobre a hidrocele, continue a leitura!

O que é hidrocele?

A hidrocele, também conhecida como hidrocele testicular, é uma doença caracterizada pelo acúmulo de líquido entre as camadas da membrana que envolve os testículos.

Além dos testículos, há outras estruturas na região da bolsa escrotal que garantem maior proteção. Uma dessas estruturas é conhecida como túnica vaginal, uma camada que lubrifica e protege os testículos contra lesões por atrito.

A presença de líquido nesta região é normal e necessária para a saúde e funcionamento de todas as estruturas presentes na região.

No entanto, quando há um desequilíbrio entre o líquido que é produzido e o que é absorvido, ocorre o acúmulo conhecido como hidrocele.

São dois tipos, classificados conforme a causa e o local onde ocorrem. E em relação à causa, têm-se os casos:

Hidrocele comunicante

A hidrocele comunicante ocorre quando há uma comunicação entre a cavidade abdominal e a bolsa escrotal, permitindo a passagem de líquido.

Hidrocele não comunicante

A Hidrocele não comunicante é quando não há comunicação entre a cavidade abdominal e a bolsa escrotal, e o acúmulo de fluido ocorre por outras razões, como lesões, infecções e traumas na região.

Quanto ao local onde ocorre, a hidrocele pode ser unilateral, afetando apenas um testículo, ou bilateral, afetando ambos os testículos.

Principais sintomas da hidrocele

Os sintomas da hidrocele variam de pessoa para pessoa e dependem também da gravidade do caso e da idade do paciente.

Em alguns casos, inclusive, a hidrocele não apresenta sintomas visíveis.

Por outro lado, entre os sintomas mais comuns está o aumento do tamanho da bolsa escrotal, que acontece como resultado do acúmulo de líquido na região.

Essa alteração geralmente não acontece de uma hora para a outra, mas sim de forma gradual e ao longo de alguns meses.

O acúmulo de líquidos na região do escroto normalmente não provoca dor, mas é possível que o paciente sinta desconforto ou uma sensação de peso na região.

Em caso de dor, pode ser um indício de alguma questão como inflamação ou infecção no local. Neste caso, buscar orientação médica para avaliação é essencial.

O diagnóstico é feito, principalmente, através de exame físico e confirmação através de exames adicionais, como a ultrassonografia.

A auto-observação é muito importante. Ao notar alterações no formato ou tamanho dos testículos, não deixe de marcar uma consulta com um médico urologista.

Quais são as causas da hidrocele?

A hidrocele pode acontecer em pessoas do sexo masculino, de qualquer idade.

Ela é mais comum em bebês, pois, durante a gestação, os testículos se desenvolvem na cavidade abdominal e, conforme o tempo vai passando, eles descem para o escroto.

Quando o escroto não se “fecha” da forma prevista, pode ocorrer um acúmulo de líquido ao redor dos testículos, resultando em hidrocele.

Além dessa causa, a hidrocele pode surgir devido a:

Alterações na região: traumas, hérnia inguinal, tumores, processos inflamatórios e infecções na região escrotal podem aumentar o risco de desenvolver hidrocele;

Idade: homens adultos com idade acima de 45 anos apresentam maior risco de desenvolver hidrocele testicular;

Nascimento prematuro: crianças que nascem prematuras também têm maior chance de desenvolver hidrocele.

Quais são as opções de tratamento para hidrocele?

O tratamento da hidrocele pode variar conforme a gravidade dos sintomas e a causa que gerou a doença.

É importante reforçar que a hidrocele geralmente desaparece espontaneamente, especialmente em recém-nascidos durante o primeiro ano de vida.

Mas quando ela persiste por muito tempo, ou quando os sintomas se tornam muito desconfortáveis para o paciente, a cirurgia se torna a opção de tratamento recomendada.

A hidrocelectomia é o procedimento cirúrgico mais comum para tratar a hidrocele. Entre as técnicas utilizadas nessa cirurgia, está a laparoscopia.

Nesse procedimento, um laparoscópio – tubo fino com uma câmera na ponta – é inserido por meio de pequenas incisões na região abdominal. Isso permite ao cirurgião visualizar com precisão a localização da hidrocele e remover o excesso de líquido.

A cirurgia é considerada relativamente simples e a recuperação costuma ser rápida.

Porém, além dessa técnica, existem outras, como:

Hidrocelectomia aberta

 é caracterizada por uma incisão um pouco maior na bolsa escrotal. Após a remoção, a incisão é fechada com pontos.

Hidrocelectomia parcial

nesse caso, envolve a remoção parcial da membrana que envolve o testículo. Então, ela permite que o fluido seja drenado, mas mantém a integridade da membrana de proteção.

Cirurgia de Hidrocele com a Saúde iD

Caso você ou alguém que você conheça esteja com alguns desses sintomas, o primeiro passo é procurar um médico para obter um diagnóstico preciso, discutir as opções de tratamento mais adequadas para cada situação específica de hidrocele e tirar todas as suas dúvidas.

O acompanhamento médico regular e a escolha do local adequado para fazer o tratamento são condições essenciais para que a hidrocele seja resolvida da melhor forma possível!

Ao ser indicada a cirurgia, a Saúde iD pode te ajudar. É uma empresa do Grupo Fleury que oferece cirurgias a preços acessíveis nos melhores hospitais de São Paulo.

Lá, é possível pesquisar e comparar preços de cirurgias como Hidrocele e outros procedimentos, sempre visando qualidade, rapidez e condições de pagamentos para realizar sua cirurgia.

*** Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.


20/09/23

20 de setembro de 2023

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias