Pesquisa de anticorpos antitransglutaminase IgA: o que é e quando é indicada

O exame pesquisa de anticorpos antitransglutaminase tecidual IgA é um teste importante na investigação da doença celíaca.

Esse exame avalia e quantifica os anticorpos específicos antitransglutaminase da classe IgA no sangue, configurando, em grande parte dos casos, o método de escolha para iniciar a avaliação do paciente nesse contexto.

Converse sempre com seu médico e, para saber mais sobre o tema, continue a leitura.


O que é o exame pesquisa de anticorpos antitransglutaminase IgA?

A pesquisa de anticorpos antitransglutaminase da classe IgA é um exame de sangue que tem utilidade na investigação diagnóstica inicial de indivíduos com suspeita de doença celíaca ou no acompanhamento de pacientes com a condição.


Para quem o exame é indicado?

A pesquisa de anticorpos antitransglutaminase da classe IgA deve ser sempre solicitada por um médico e é usada para investigar a doença celíaca, uma condição em que o sistema imunológico responde de forma anormal à exposição ao glúten, levando a um processo inflamatório e a danos no intestino delgado.

Esse exame, em geral, é solicitado para indivíduos com sintomas gastrointestinais que podem estar presentes na doença celíaca, como diarreia ou constipação recorrente ou crônica, perda de peso inexplicada, sinais de má absorção intestinal, dor abdominal, entre outros.

Também pode ser útil para investigar pacientes com sinais e sintomas em outros órgãos ou sistemas que podem se associar à condição e não puderam ser explicados por outras causas, a exemplo de deficiência de ferro, folato ou vitamina B12, enzimas hepáticas persistentemente elevadas, dermatite herpetiforme, entre outros.

Adicionalmente, pode ser usado como recurso para avaliar a adesão à dieta com restrição de glúten em pacientes que já têm o diagnóstico da doença.


Como interpretar os resultados da pesquisa de anticorpos antitransglutaminase IgA?

Os resultados desse exame sempre devem ser interpretados por um médico à luz do quadro clínico do paciente. É comum que outros testes laboratoriais sejam solicitados na mesma ocasião – a exemplo da dosagem de IgA sérica - e, nesses casos, os exames devem ser avaliados em conjunto.

Os anticorpos antitransglutaminase da classe IgA têm alta sensibilidade e especificidade para doença celíaca. Contudo, o diagnóstico da doença celíaca é complexo e, em geral, requer exames adicionais para complementar a investigação, a exemplo de outros exames de sangue e da endoscopia digestiva alta com biópsia do intestino delgado.


Como é feito o exame pesquisa de anticorpos antitransglutaminase IgA?

O exame pesquisa de anticorpos antitransglutaminase tecidual IgA é realizado a partir de uma coleta de sangue, geralmente de uma veia do antebraço.

Para a coleta, não há necessidade de jejum ou de um preparo específico.

A amostra obtida é analisada em laboratório para a pesquisa desse anticorpo específico.


Onde fazer o exame pesquisa de anticorpos antitransglutaminase IgA?

Se o seu médico solicitou o exame, você pode realizá-lo no a+ Medicina Diagnóstica, seja em uma de nossas unidades, seja em casa - nesse caso, mediante agendamento prévio.

 

Converse sempre com o seu médico e cuide da sua saúde com quem entende do assunto!

Atendimento móvel alt text

03/09/25

03 de setembro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas