Agendar
Exames, vacinas e maisInfecção aguda do sistema respiratório, a gripe é causada pelo vírus Influenza, cujos tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, enquanto o vírus Influenza A, mais comum, é causa de pandemias globais de gripe.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja um bilhão de casos anuais de gripe, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.
Existem três tipos de vírus da gripe que podem afetar as pessoas: vírus influenza A, B e C. Enquanto A e B tendem a causar doenças mais graves e levam a surtos generalizados, o vírus Influenza C provoca quadro mais leve.
Os vírus Influenza A e B são os responsáveis pela sazonalidade das epidemias de gripe. O tipo A é conhecido por sua capacidade de afetar humanos e várias espécies de animais, enquanto o tipo B circula quase exclusivamente entre humanos.
Ambos podem causar doenças respiratórias que variam de leves a graves.
Influenza A: pode afetar pessoas e animais. Os subtipos são classificados de acordo com as combinações de duas proteínas diferentes: a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.
Influenza B: afeta apenas pessoas, não animais, e não se espalha a ponto de se tornar pandemia. Os vírus circulantes B podem ser divididos em duas linhagens: B/ Yamagata e B/ Victoria.
A prevenção desses dois tipos de influenza é similar e a vacinação anual é a medida mais eficaz.
As vacinas contra a gripe são atualizadas anualmente para corresponder às cepas circulantes mais comuns de ambos os tipos.
Além da vacinação, medidas preventivas incluem a higiene das mãos, o uso de máscaras em períodos de alta transmissão, evitar contato próximo com pessoas doentes e cobrir a boca ao tossir ou espirrar.
A conscientização e a implementação dessas medidas são importantes para controlar a disseminação da gripe e proteger as populações mais vulneráveis.