Ressonância magnética do pescoço: o que pode detectar e como é realizada!

A ressonância magnética (RM) do pescoço é um exame de imagem seguro e não invasivo, que utiliza um campo magnético e ondas de radiofrequência para criar imagens detalhadas das estruturas do pescoço, como glândulas salivares, tireoide, laringe e faringe, sem o uso de radiação ionizante.

Quando a ressonância magnética do pescoço é indicada?

A RM do pescoço permite avaliar a laringe, faringe, glândulas salivares, tiroide e investigar lesões expansivas cervicais para planejamento cirúrgico ou controle de tratamento.

O que o exame pode detectar?

A RM do pescoço identifica condições que afetam esta região, incluindo os tecidos moles e os vasos sanguíneos regionais. É usada principalmente para diagnosticar problemas como tumores, inflamações e malformações do pescoço.

Como é feita a ressonância magnética do pescoço?

Durante o exame de RM do pescoço, o paciente é posicionado em uma maca que desliza para dentro do aparelho. Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça imóvel para garantir a clareza das imagens obtidas.

De acordo com a indicação clínica, pode ser necessária a injeção intravenosa do agente de contraste paramagnético (gadolínio).

Quanto tempo dura o exame?

O tempo pode variar dependendo da complexidade e da necessidade de imagens adicionais. Além disso, o uso de contraste também pode impactar o tempo total.

Orientações do exame

Não é necessário jejum para este exame.

Antes do exame, é importante seguir algumas orientações:

  • remover todos os acessórios metálicos;
  • informar ao médico sobre a presença de implantes metálicos no corpo;
  • comunicar qualquer alergia a contrastes;
  • não tomar água antes do exame, a não ser para acompanhar a ingestão de medicamentos, num volume pequeno.

Também é importante que pacientes com claustrofobia relatem à equipe.

O que é a ressonância magnética venosa do pescoço

Conhecida também como angiorressonância magnética venosa do pescoço, o exame tem como foco as veias e está indicada para a avaliação de trombose e tromboflebites da(s) veia(s) jugular(es), para a investigação de neoplasias vasculares ou mesmo para a avaliação do acometimento venoso por tumores.

O que é a ressonância magnética arterial do pescoço

Conhecida também como angiorressonância magnética arterial do pescoço. É

um exame útil na avaliação de estenoses, dissecções e displasias arteriais, assim como no estudo de neoplasias vasculares, arterites e no planejamento cirúrgico de processos tumorais cervicais que envolvem estes vasos.

Onde fazer o exame em SP?

Você pode fazer o exame de ressonância magnética do pescoço na a+. Encontre as unidades mais próximas.

Para agendar o exame ou consultar mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da a+, pelo WhatsApp ou telefone, de segunda a sexta, das 7h às 20h, sábados e feriados, das 7h às 14h. Se preferir, você também pode agendar exames com muito mais agilidade, através do agendamento digital.

Atendimento móvel alt text

18/06/25

18 de junho de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas