Agendar
Exames, vacinas e maisA retinopatia diabética é uma grave condição ocular, mas é possível preveni-la ou tratá-la de forma eficaz, especialmente quando há um diagnóstico precoce. Se você ou alguém próximo vive com diabetes, saber mais sobre essa condição pode fazer diferença na proteção da visão.
Mas o que é a retinopatia diabética?
A retinopatia diabética é uma doença que afeta os vasos sanguíneos da retina, pode se desenvolver silenciosamente e causar danos irreversíveis se não for diagnosticada a tempo. O indivíduo passa a ter alterações na visão, muitas vezes podendo começar sem sintomas, mas em suas fases mais avançadas a condição pode levar à perda significativa da visão.
Por que o diagnóstico precoce é importante?
Ainda que a retinopatia diabética seja uma das principais causas de perda de visão entre adultos, muitos dos efeitos dessa doença podem ser evitados com um diagnóstico precoce. Exames oftalmológicos regulares permitem que mudanças na retina sejam detectadas, facilitando o início do tratamento antes que complicações mais graves, como o edema macular ou a retinopatia proliferativa, possam se desenvolver.
Quem pode desenvolver retinopatia diabética?
Qualquer pessoa com diabetes pode desenvolver retinopatia diabética, mas existem alguns fatores que aumentam esse risco:
Pessoas com dificuldade em controlar o nível de glicose no sangue;
Hipertensão;
Histórico familiar;
Baixa adesão ao tratamento do diabetes;
Grávidas com diabetes.
Como cuidar da visão?
Com os avanços tecnológicos, exames de imagem como a tomografia de coerência óptica (OCT) permitem um diagnóstico preciso da saúde da retina. Existem tratamentos eficazes, como a fotocoagulação com laser, que auxilia a impedir a formação de vasos sanguíneos anormais. Há também outros métodos de tratamento, como as injeções intravítreas de antiangiogênicos. Os tratamentos têm altas taxas de sucesso quando iniciados precocemente.
Prevenção e autocuidado: de olho no diabetes
A retinopatia diabética traz à tona a importância de estar atento à saúde ocular, lembrando também que a prevenção está ao nosso alcance. Manter o controle da glicemia e seguir orientações médicas é de extrema importância para transformar o cuidado da visão e da saúde. Especialistas recomendam check-ups oftalmológicos regulares para todos os diabéticos, independentemente da presença de sintomas.
Aqui na a+ Oftalmologia entendemos a importância da prevenção, e estamos comprometidos com o cuidado ocular completo. Nossa equipe está pronta para oferecer o melhor diagnóstico e tratamento, além de orientações para ajudar a saúde dos olhos.
Conheça nossa unidade:
Av. Santo Antônio, 1453, 10° andar, Osasco - São Paulo.
Segunda a sexta: 8h às 18h | Telefone: (11) 3681-9991