Sorologia para sífilis, para que serve e como é feito

A sorologia  para sífilis é um exame laboratorial realizado para encontrar anticorpos produzidos durante a infecção pela bactéria Treponema pallidum, agente causador dessa doença. 

É solicitado por médicos em contextos de triagem, suspeita diagnóstica e acompanhamento após o tratamento. 

No a+ Medicina Diagnóstica, esse exame é feito com tecnologia de ponta e pode ser agendado online, para trazer mais praticidade e confiança.

Você já conhecia? Precisa realizar esse exame? Saiba tudo sobre a sorologia para sífilis aqui!

Consulte sempre o seu médico antes de realizar exames laboratoriais. 

Como funciona a sorologia para sífilis?

A sorologia para sífilis  identifica, no sangue, a presença de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção pela bactéria Treponema pallidum. 

Existem dois tipos  de testes:

  • Treponêmicos: identificam os anticorpos específicos contra o treponema, produzidos precocemente após a aquisição da infecção, e que persistem positivos durante a vida toda, mesmo depois do tratamento.

  • Não treponêmicos: detectam anticorpos que, embora não sejam específicos contra o treponema, têm correlação com a atividade da sífilis..

No a+ Medicina Diagnóstica, a sorologia para sífilis é feita conforme as recomendações do Ministério da Saúde: inicialmente é feito um teste treponêmico por quimioluminescência, cujo resultado é liberado imediatamente se for negativo. Se, por outro lado, for positivo, é realizado um teste não treponêmico por VDRL para avaliar a atividade da infecção e, se necessário, um segundo método treponêmico, tudo na mesma amostra e sem custos adicionais. 

Para que serve a sorologia para sífilis ?

A sorologia para sífilis é útil para confirmar o diagnóstico em pessoas com sintomas sugestivos dessa doença, em suas diversas fases clínicas. 

Pode ser solicitada, ainda, para pessoas sem sintomas que possam ter se exposto à infecção durante relações sexuais desprotegidas, ou para gestantes durante o pré-natal, como rastreamento para prevenção da transmissão para o bebê. 

O VDRL Também pode ser usado para monitorar a resposta ao tratamento da sífilis.


Conheça o exame Treponema pallidum, Floculação por RPR, soro da a+.

Como é feita a sorologia para sífilis

A sorologia para sífilis é feita a partir de uma amostra de sangue, geralmente  coletada de forma simples por meio de punção venosa, que a seguir é enviada ao laboratório para a realização da análise. 

Na maioria dos casos, não há necessidade de jejum, mas é importante confirmar essa informação no momento do agendamento, considerando todos os exames que você irá realizar.

Como entendo o resultado?

O resultado  de cada método pode vir como “reagente” ou “não reagente”: A interpretação final depende da combinação dos resultados de todos os métodos realizados e depende, ainda,  da história de exposição ou de infecção prévia, e do estágio da doença de que há suspeita. Por isso, deve ser sempre avaliado por um médico.

Por que fazer o exame no a+ Medicina Diagnóstica?

Com o a+, você encontra conveniência, tecnologia e atendimento humanizado. É possível agendar pela internet, receber os resultados diretamente no aplicativo e contar com o serviço a+ até você, que leva a coleta até a sua casa. 

Além disso, a rede de unidades está presente em várias regiões de São Paulo, garantindo acesso fácil e rápido ao exame que você precisa.

Cuidar da saúde é fácil: agende agora mesmo sua sorologia para sífilis

Atendimento móvel alt text

19/08/25

19 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas