Agendar
Exames, vacinas e maisA protrombina, também chamada de Fator II da coagulação, é uma proteína produzida pelo fígado, convertida em trombina — uma enzima com função de transformar fibrinogênio em fibrina. Junto a outros fatores de coagulação, ela participa da formação de coágulos após cortes ou ferimentos. Para checar se o sangue coagula corretamente, pode ser solicitado o exame de tempo de protrombina (TP).
Caso o tempo de protrombina esteja elevado, pode sugerir problemas na coagulação e risco de perda significativa de sangue após uma lesão. Por outro lado, um TP baixo indica que os coágulos se formam rapidamente, podendo obstruir vasos sanguíneos e aumentar o risco de infarto ou AVC.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O exame é utilizado para avaliar a via extrínseca da coagulação, especialmente na presença de sangramentos ou hematomas frequentes.
O exame também é indicado antes de cirurgias, para identificar problemas no fígado, acompanhar a eficácia de tratamento com anticoagulantes e investigar coagulopatias — condições que podem provocar sangramentos excessivos.
O exame tempo de protrombina (TP) mede o tempo necessário para o sangue coagular após a adição de tromboplastina e cálcio ao plasma. Essa velocidade é registrada em segundos.
O exame é simples e realizado por meio de uma coleta de sangue, que requer apenas um preparo básico.
Não é necessário jejum se a alimentação for leve. Caso contrário, recomenda-se um jejum de três horas.
Além disso, é recomendado informar todos os medicamentos administrados nos últimos sete dias, sobretudo anticoagulantes orais.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Os valores de referência do tempo de protrombina variam entre 10,1 e 12,8 segundos.
Esse intervalo pode apresentar pequenas diferenças de acordo com o laboratório, por isso a interpretação deve ser feita por um médico.
Resultados nessa faixa mostram que a capacidade de coagulação do sangue está preservada e dentro dos parâmetros de normalidade.
Quando o tempo de protrombina está alto, o sangue leva mais tempo que o normal para coagular — o que sugere possível comprometimento da capacidade do organismo de formar coágulos, aumentando o risco de sangramentos excessivos.
Um tempo de protrombina (TP) prolongado pode estar relacionado a diversas causas, incluindo distúrbios de coagulação, como coagulação intravascular disseminada (CIVD) e hemofilia, deficiência de vitamina K, doenças do fígado ou uso de anticoagulantes, por exemplo, a varfarina (Coumadin®).
Vale dizer que este exame não deve ser usado isoladamente para identificar a causa do problema, pois a elevação do tempo de protrombina pode estar associada a diversas condições. Quando há suspeita de problemas hepáticos, ele pode ser solicitado em conjunto com os exames Gama GT, TGP e TGO, por exemplo.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame tempo de protrombina (TP) com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
