Agendar
Exames, vacinas e maisA testagem para o HIV faz parte da atenção integral à saúde das pessoas e é recomendada para todas aquelas que podem ter se exposto a esse vírus em algum momento da vida.
Habitualmente, é feita por meio de um teste sorológico, isto é, um exame que identifica a presença do vírus com base na pesquisa, no sangue, dos anticorpos produzidos em resposta à infecção.
O a+ SP realiza a sorologia para HIV (também denominado retrovírus) em diversas unidades em São Paulo, onde Você pode fazer seus exames de análises clínicas com mais segurança, conforto e com profissionais qualificados e preparados para atender pacientes de todas as idades.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
A sorologia para HIV pesquisa a presença de anticorpos específicos contra o HIV no sangue, a partir dos quais é possível inferir se ocorreu a infecção por este vírus. Quando este primeiro teste é positivo, automaticamente a amostra é submetida a um teste mais sensível e preciso, para confirmar a presença do vírus no organismo da pessoa.
O exame para detecção do HIV, também conhecido como retrovírus, consiste na coleta de uma amostra de sangue, geralmente por meio de punção venosa, que a seguir é enviada ao laboratório para a realização da análise.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, todas as pessoas com vida sexualmente ativa deve se testar regularmente para o HIV.
Para jovens com menos de 30 anos, por exemplo, essa testagem deve ser anual. Pessoas que, por algum motivo estejam mais propensas a adquirir o vírus, precisam se testar semestralmente.
O exame deve ser realizado, ainda, sempre que houver suspeita da infecção, seja devida a uma exposição conhecida, sinais de disfunção da imunidade, ou no momento de alguns diagnósticos, como outras infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e tuberculose.
O exame também dever ser realizado para grávidas durante o pré-natal, pelo menos no primeiro e no terceiro trimestre, com a finalidade de tratar precocemente a mãe e também de evitar a transmissão do HIV ao bebê.
O método laboratorial utilizado pelo a+ considera:
Não reagente (negativo): abaixo de 1,0
Indeterminado: entre 1,0 e 7,0
Reagente (positivo): acima de 7,0
Amostras reagentes são submetidas a um teste molecular (carga viral) para confirmar a presença do vírus.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou fale com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp, ou telefone (11) 3139-8000.
Seu convênio não está na lista? Oferecemos condições especiais para pagamento no particular. Entre em contato para obter mais informações e agendar o seu exame retrovírus com o melhor preço.
Já sabe onde fazer o seu exame de HIV (ou retrovírus) em São Paulo? Conte com o a+ SP para realizar seus exames em São Paulo capital, região metropolitana, interior e litoral, com atendimento particular ou por convênio.
Este exame não precisa ser agendado, basta comparecer à unidade de atendimento mais próxima. Se preferir, também pode optar por fazer o exame em casa ou em outro local de sua preferência, através do agendamento digital. Consulte o seu médico e realize seu exame em São Paulo com o a+ SP.