Teste de Dengue: Diferença e testes disponíveis

Diante do desafiador cenário de saúde pública com o expressivo aumento do número de casos de dengue no Brasil, a atenção está voltada para o combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, além do diagnóstico laboratorial, pois a manifestação clínica é comum a diversas viroses, incluindo outras arboviroses.

A prevenção da dengue, que inclui medidas simples como a eliminação de criadouros do mosquito, uso de repelentes e a proteção de ambientes residenciais, é fundamental para reduzir a transmissão da doença em todo o país.

A a+ Medicina Diagnóstica é uma aliada essencial na luta contra a dengue, disponibilizando testes de dengue precisa da doença, que são cruciais tanto para a intervenção médica imediata quanto para a contenção da propagação do vírus.


Testes disponíveis na a+ para o diagnóstico da dengue:


Antígeno NS1: identifica o antígeno NS1, uma glicoproteína altamente conservada presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados pelo vírus da dengue. Pode ser detectado logo após os sintomas da doença terem surgido e, portanto, antes do aparecimento dos anticorpos específicos contra o agente infeccioso. Com isso, é possível fazer o diagnóstico laboratorial da dengue mais precocemente.

Sorologia: através da sorologia (pesquisa de anticorpos das classes IgM e IgG) é possível comprovar a presença da doença. Enquanto a IgM é produzida logo após o primeiro contato com uma infecção e tem curta duração (quando presente indica infecção atual), a IgG demora mais para aparecer e permanece no organismo mais tempo. Sua presença indica que a pessoa já teve a doença.


Quais as diferenças entre os testes?

Para entender a diferença entre os testes de dengue de maneira simples, pense neles como ferramentas específicas para momentos distintos da doença. Enquanto o teste para pesquisa do antígeno NS1, quando indicado, deve ser coletado a partir do 1º dia de surgimento dos sintomas até o 5º dia, a sorologia pode ser feita a partir do 6º dia do início dos sintomas e até o 14º dia.

Na a+ Medicina Diagnóstica compreendemos a seriedade da situação atual e reforçamos nosso compromisso com a saúde pública, oferecendo testes de alta precisão. Nosso objetivo é garantir que você tenha acesso rápido ao diagnóstico necessário para uma recuperação segura e eficaz, sempre após avaliação médica.

Consulte nossa página de exames para mais informações sobre os testes de dengue. Você pode ir até a unidade a+ mais próxima ou realizar o teste no conforto da sua casa, sem pagar nada a mais por isso, com o a+ até você

Juntos, podemos enfrentar esse desafio com informação, prevenção e cuidado.


27/02/24

27 de fevereiro de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias