Agendar
Exames, vacinas e maisA tomografia do tórax é um exame de imagem simples e não invasivo que permite a visualização da caixa torácica (estrutura óssea) e dos órgãos e estruturas internas do peito, incluindo pulmões, coração e vasos sanguíneos. Esse exame pode ser solicitado para auxiliar o diagnóstico de sintomas como dor torácica aguda, fadiga, tosse persistente e expectoração. Além disso, também é indicado para pacientes que possuem alto risco de desenvolver câncer de pulmão. Continue a leitura e saiba mais.
A tomografia do tórax é solicitada para avaliar a causa de sintomas, como falta de ar, tosse, febre e dor, que podem indicar problemas no sistema respiratório, digestivo, cardiovascular e endócrino. As indicações incluem:
Dependendo do quadro do paciente e da necessidade do diagnóstico, a tomografia do tórax pode ser feita com ou sem contraste iodado administrado por via endovenosa. Se houver indicação de uso de contraste, é necessária avaliação da função renal (exame de creatinina realizado nos últimos 60 dias) em pacientes com mais de 70 anos ou com condições clínicas específicas, como doença renal aguda ou crônica, transplante renal, procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
O exame é realizado com a pessoa deitada em uma mesa, que pode subir ou descer, conforme necessário. A mesa desloca-se lentamente para dentro da máquina, onde um gerador de raios-X gira ao redor da pessoa para produzir as imagens de alta resolução. Durante o exame, o paciente é instruído a permanecer imóvel na mesa do tomógrafo e segurar a respiração para garantir a nitidez das imagens captadas.
Por meio de um programa sofisticado, o computador define a quantidade de raios-x, o tempo e o número de cortes necessários para a obtenção das imagens. Existe um sistema de comunicação (circuito fechado de TV e microfonia) entre o aparelho e o console de operação, que permite um total acompanhamento do paciente pelos assistentes que executam o exame.
Antes da tomografia, é importante seguir algumas orientações específicas. A necessidade ou não de jejum, a suspensão temporária de alguns medicamentos e outras informações sobre o preparo são enviadas pelo laboratório, após o agendamento do exame.
Pacientes com alergia a iodo ou insuficiência renal devem informar o médico antes da realização do exame, pois, nesses casos, alguns cuidados especiais podem ser necessários.
Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings.
Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
Você pode fazer o exame de tomografia de tórax com segurança e qualidade na a+. Nossa equipe está preparada para oferecer um atendimento humanizado, com alta tecnologia e foco no seu bem-estar.
Encontre as unidades mais próximas de você. Para agendar o exame ou consultar mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da a+, pelo WhatsApp ou telefone, de segunda a sexta, das 7h às 20h, sábados e feriados, das 7h às 14h. Se preferir, você também pode agendar exames com muito mais agilidade, através do agendamento digital.
Converse sempre com seu médico!