Ultrassom das mamas: o que é, quando fazer e como funciona!

O ultrassom das mamas é um exame de imagem que auxilia o diagnóstico de algumas lesões mamárias

O exame frequentemente é solicitado como complemento da mamografia, principalmente nos casos de mamas densas, mas é importante lembrar que não substitui a mamografia no rastreamento do câncer de mama. 

Continue a leitura para conhecer mais sobre a importância desse exame e suas indicações.

O que é ultrassom das mamas?

A ultrassonografia das mamas é um exame não invasivo e que não utiliza radiação ionizante, o que a torna uma opção segura para mulheres de todas as idades, incluindo gestantes.

É um exame que utiliza ondas sonoras para criar imagens detalhadas do tecido mamário.

Ele consegue diferenciar lesões sólidas de císticas, bem como definir as características destas lesões, ajudando seu médico a decidir se é necessário fazer um controle, complementar a investigação com outros exames ou eventualmente sugerir uma biópsia (retirada de um pequeno fragmento de tecido).

O ultrassom das mamas não substitui a mamografia no rastreamento do câncer de mama.

Quando o exame é indicado?

Seu médico pode solicitar um ultrassom das mamas em várias situações, como:

  • Avaliar uma queixa palpatória, para confirmar se a alteração palpável corresponde a alguma lesão ou não, e determinar as características desta lesão para definir a conduta a ser tomada. ;
  • Complemento à mamografia, especialmente em mamas densas, para detectar alguma lesão que não seja visível à mamografia, ou para avaliar alguma alteração detectada à mamografia e que necessite do ultrassom para melhor definição de suas características. Por exemplo, um nódulo visto na mamografia pode corresponder a um cisto, um nódulo sólido com características provavelmente benignas ou uma lesão suspeita;
  • Avaliação de mulheres com menos de 35 anos ou gestantes, que apresentem sintomas ou alterações nas mamas;
  • Acompanhamento de nódulos com características provavelmente benignas, vistos em exames anteriores;
  • Investigação de sintomas que podem incluir dor nas mamas, secreção ou outras alterações, geralmente associado à mamografia em pacientes acima de 35 anos;
  • Avaliação antes de cirurgias mamárias;
  • Suspeita de processos inflamatórios;
  • Avaliação de próteses mamárias;
  • Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, associado à mamografia quando indicado;
  • Orientação de biópsia de nódulos mamários.

Como se preparar para o exame?

A ultrassonografia da mama não precisa de preparo.

Recomenda-se levar exames anteriores de ultrassom, se disponíveis, para comparação, bem como outros exames relacionados, como mamografia, ressonância magnética das mamas, resultados de biópsias de lesões mamárias.

Como o ultrassom das mamas é feito?

Para realizar o exame, você ficará deitada de barriga para cima, com os braços atrás da cabeça. 

O médico aplica um gel na pele para auxiliar na condução das ondas sonoras. 

Em seguida, desliza o transdutor sobre as mamas, para captar imagens em alta resolução do tecido mamário. O exame é geralmente rápido, dura cerca de 10 a 15 minutos, e não causa dor.

O que é a ultrassonografia com Doppler das mamas?

A ultrassonografia com Doppler das mamas combina a ultrassonografia convencional com o Doppler, técnica que avalia o fluxo sanguíneo nos tecidos mamários, ajudando a analisar a vascularização de lesões suspeitas.

Onde fazer o exame?

Você pode fazer o exame de ultrassom da mama com segurança e qualidade na a+. Nossa equipe está preparada para oferecer um atendimento humanizado, com alta tecnologia e foco no seu bem-estar.

Encontre as unidades mais próximas. Para agendar o exame ou consultar mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da a+, pelo WhatsApp ou telefone, de segunda a sexta, das 7h às 20h, sábados e feriados, das 7h às 14h. Se preferir, você também pode agendar exames com muito mais agilidade, através do agendamento digital.

Converse sempre com seu médico!

Atendimento móvel alt text

15/08/25

15 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas