Ultrassom transvaginal: para que serve e quando é indicada!

A ultrassonografia transvaginal, ou ultrassom transvaginal, é um exame de imagem que ajuda a ver com detalhes os órgãos internos do aparelho reprodutor feminino.

Ele é indicado para avaliar sintomas como dor pélvica, sangramentos ou alterações do ciclo menstrual, além de ser utilizado para acompanhar o início de uma gestação.

Continue a leitura para saber como o exame é realizado e suas indicações.

O que é a ultrassonografia transvaginal?

A ultrassonografia transvaginal é um exame de imagem realizado com um aparelho que emite ondas sonoras para criar imagens dos órgãos do trato genital feminino, como útero, ovários, tubas uterinas e colo do útero.

Diferente do ultrassom pélvico abdominal, em que o transdutor é movido sobre a parte inferior do abdômen, neste exame o médico insere um pequeno transdutor na vagina, o que permite uma visualização mais detalhada dos órgãos.


Quando o exame é indicado?

A ultrassonografia transvaginal é recomendada na investigação de:

  • Dor pélvica sem causa aparente;
  • Alterações na menstruação ou sangramento fora do ciclo menstrual;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Acompanhamento do início da gravidez;
  • Controle de ovulação;
  • Monitoramento de cistos de ovário, miomas ou outras condições já diagnosticadas.


O que a ultrassonografia transvaginal pode mostrar?

Com esse exame, algumas das condições que o médico pode identificar são:

  • Cistos ovarianos: pequenas bolsas cheias de líquido que se formam nos ovários;
  • Miomas uterinos: tumores benignos no útero;
  • Endometriose: condição em que o tecido que reveste o interior do útero cresce fora dele;
  • Gravidez ectópica: quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero;
  • Pólipos uterinos: pequenas formações dentro do útero que podem causar sangramentos.


Como se preparar para o exame? 

O exame deve ser feito fora do período menstrual, exceto em casos de urgências ou a pedido do médico. Se o médico solicitar, o exame poderá ser realizado em casos de sangramento não-menstrual. Não é necessário jejum ou ingerir líquidos antes da realização do exame, uma vez que a bexiga deve estar vazia.


Como o exame é realizado?

Você ficará deitada em posição ginecológica. Para dar início ao exame, um transdutor fino e coberto por uma capa protetora é inserido suavemente na vagina. O aparelho capta as imagens em tempo real, que aparecem em um monitor. O exame dura cerca de 20 minutos e não é realizado em paciente virgem.


O que é a ultrassonografia obstétrica transvaginal?

No início de uma gravidez, a ultrassonografia é feita pela via transvaginal a fim de confirmar a presença de gestação e se está localizada dentro do útero, se o embrião tem batimentos cardíacos, o número de embriões, se há algum sangramento ou alterações nos ovários e tubas uterinas. Esse exame feito no início da gravidez também é importante para calcular com mais precisão o tempo de gestação (idade gestacional).


Onde fazer o exame?

Você pode fazer o exame de ultrassonografia transvaginal com segurança e qualidade na a+. Nossa equipe está preparada para oferecer um atendimento humanizado, com alta tecnologia e foco no seu bem-estar.

Encontre as unidades mais próximas de você. Para agendar o exame ou consultar mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da a+, pelo WhatsApp ou telefone, de segunda a sexta, das 7h às 20h, sábados e feriados, das 7h às 14h. Se preferir, você também pode agendar exames com muito mais agilidade, através do agendamento digital.

Converse sempre com seu médico!

Atendimento móvel alt text

15/08/25

15 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas