Ultrassonografia morfológica: o que é, quando é indicada e como é feita!

A ultrassonografia morfológica é um exame importante no acompanhamento pré-natal, proporcionando informações detalhadas sobre o desenvolvimento do feto. Com o exame, é possível rastrear de maneira precoce malformações fetais e síndromes genéticas, quando realizado no período correto. Continue a leitura para saber mais.

O que é ultrassonografia morfológica

A ultrassonografia morfológica é um exame de imagem usado para visualizar detalhadamente o feto no útero, permitindo a identificação de anomalias estruturais e algumas condições genéticas.

Para que serve a ultrassonografia morfológica

A ultrassom morfológica permite monitorar o desenvolvimento fetal, verificar a presença de malformações congênitas e avaliar o estado geral da gravidez. Durante suas diferentes fases, o exame fornece dados importantes para o acompanhamento pré-natal, garantindo que o feto esteja se desenvolvendo dentro dos parâmetros esperados para a idade gestacional.

Ultrassonografia morfológica com Doppler primeiro trimestre

No primeiro trimestre, o exame está indicado para rastrear a presença de alterações cromossômicas e malformações no feto. A avaliação com Doppler mede a circulação sanguínea materno-fetal, ajudando a identificar riscos de pré-eclâmpsia e problemas de crescimento fetal. Geralmente é realizada com 12 semanas de gestação.

Ultrassonografia morfológica com Doppler segundo trimestre

No segundo trimestre, o objetivo do exame é avaliar o crescimento, a vitalidade e a morfologia do feto, além da análise da placenta, do cordão umbilical e do colo uterino. O exame neste caso é indicado entre 20 a 24 semanas de gestação.

Ultrassonografia morfológica com Doppler terceiro trimestre

Já no terceiro trimestre, o exame é importante para avaliar também as estruturas fetais e detectar malformações que se manifestam mais tardiamente na gravidez. Nesse exame, também são avaliados outros pontos, como o crescimento, vitalidade fetal, risco de pré-eclâmpsia, posição da placenta e quantidade de líquido amniótico. O exame geralmente é recomendado para gestantes entre 26 e 34 semanas.

Preparo do exame

No geral, a paciente não precisa de preparo específico para a ultrassonografia morfológica, mas é aconselhável seguir as orientações específicas do seu médico e do laboratório onde irá realizar o exame.

Como é feito o exame

O procedimento geralmente é realizado via abdominal. Com a paciente deitada, aplica-se um gel na pele para melhorar a condução das ondas sonoras. O transdutor é passado sobre a região abdominal, capturando imagens em tempo real que são analisadas pelo médico.

Onde fazer o exame?

Você pode fazer o exame de ultrassonografia morfológica com segurança e qualidade na a+. Nossa equipe está preparada para oferecer um atendimento humanizado, com alta tecnologia e foco no seu bem-estar.

Encontre as unidades mais próximas. Para agendar o exame ou consultar mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da a+, pelo WhatsApp ou telefone, de segunda a sexta, das 7h às 20h, sábados e feriados, das 7h às 14h. Se preferir, você também pode agendar exames com muito mais agilidade, através do agendamento digital.

Converse sempre com seu médico!

Atendimento móvel alt text

14/08/25

14 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas