Zzzzzzzzzz | +SaúdeLazer Ed. 19

Dormir bem é fundamental para viver mais e melhor.
Descubra os principais benefícios do sono – e como garantir um descanso tranquilo todas as noites.

CORAÇÃO FORTE // Um sono reparador ajuda a proteger o sistema cardiovascular contra doenças. “Quem dorme bem corre menos risco de sofrer um infarto, por exemplo”, afirma a neurologist Rosana Cardoso Alves, coordenadora do Grupo de Neurofisiologia Clínica do Grupo Fleury. E o que significa dormir bem? De acordo com a médica, esse conceito engloba o tempo que passamos sob os lençóis e também a qualidade do descanso. O número ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa e conforme a faixa etária (uma criança dorme entre dez e 12 horas, enquanto um adulto precisa de seis a dez horas de repouso e um idoso, de cinco a sete). Já a insônia e a apneia – distúrbio respiratório que afeta cerca de 40% da população adulta – são as principais vilãs de uma noite de sono profundo.


#ficaadica Dormir e acordar nos mesmos horários – ou seja, criar uma rotina de sono – colabora para uma noite reparadora. Tente mantê-la também nos finais de semana. Os pais devem regular o sono dos filhos já nos primeiros meses de vida.



MEMÓRIA TURBINADA // Durante o descanso, nosso sistema nervoso central é restaurado, o que favorece o bom funcionamento do cérebro. Resultado? O nível de atenção nas atividades do dia a dia aumenta e a memória se torna mais afiada. Essa capacidade de armazenar informações é consolidada em uma fase do sono conhecida como REM (do inglês rapid eye movements, ou movimentos rápidos dos olhos), na qual também ocorrem os sonhos. Por outro lado, as pessoas que dormem mal geralmente reclamam que se esquecem de tudo e não se mantêm concentradas em suas tarefas – o que prejudica o desempenho na escola, no trabalho, no trânsito... A falta de sono ainda acarreta déficit de aprendizagem nas crianças.


#ficaadica Dormir faz bem para o coração,a memória,os músculos e até para ajudar a perder uns quilinhos




#ficaadica “Exercícios respiratórios tranquilizam corpo e mente”, garante o acupunturista Murilo Caçador, do W Estética & Spa (RJ). Ele ensina o seguinte movimento: antes de dormir, deite na cama e posicione as mãos sobre a barriga. Depois inspire lentamente, empurrando as mãos para cima, e expire devagar, contraindo o abdome. Faça dez repetições e… bons sonhos!



HUMOR EM ALTA // Pode reparar: depois de uma boa noite de descanso, a gente levanta mais alegre e disposto para encarar o dia que vem pela frente. Em contrapartida, quando a insônia aparece, entram em cena o mau humor, a irritabilidade, a agitação... “A falta de sono crônica pode desencadear transtornos de humor, como ansiedade e depressão”, conta Dra. Rosana. No entanto, segundo a neurologista, pessoas ansiosas ou deprimidas também sentem mais dificuldade de desligar os motores.


#ficaadica Faça uma refeição leve, sem alimentos gordurosos, ao menos duas horas antes de dormir – esse cuidado facilita a digestão e, portanto, não compromete o sono. Café, refrigerante à base de cola e açúcar são inimigos do relaxamento profundo porque carregam substâncias estimulantes – evite consumi-los à noite. “Cigarro e bebidas alcoólicas também atrapalham o descanso”, diz a neurologista.



IMUNIDADE REFORÇADA // Enquanto dormimos, nosso corpo aproveita para fazer ajustes nas células de defesa, o que deixa o sistema imunológico em plena forma, ou seja, pronto para nos proteger de qualquer perigo. “Se não dormirmos o tempo suficiente, o organism fica mais propenso a doenças infecciosas, como gripes e resfriados”, explica Dra. Rosana Cardoso Alves. Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas que dormem menos de cinco horas diariamente têm uma chance cinco vezes maior de contrair resfriados se comparadas às que mantêm um sono de oito horas em média. Além disso, a insônia eleva a liberação de cortisol (hormônio associado ao estresse), que pode comprometer a imunidade.



#ficaadica “Antes de dormir, experimente uma automassagem na nuca e nas têmporas, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos”, recomenda Murilo Caçador. Coloque uma pressão suave no movimento e repita-o por alguns minutos, até sentir o relaxamento desejado. “A automassagem alivia as tensões musculares, melhora a oxigenação do cérebro e, como é relaxante, pode propiciar um sono mais profundo”, conta.



MUSCULATURA POTENTE // Quando o sono é revigorante, o corpo ativa a produção do hormônio do crescimento (GH), cujas funções são manter o tônus muscular, aumentar o vigor físico, afastar a osteoporose e prevenir o ganho de peso. Quem não desacelera direito tem menos energia e força nos músculos.



#ficaadica Pelo menos uma hora antes de dormir, fuja do celular, da TV e do computador – a luz emitida pela tela dos eletrônicos impede a produção de melatonina, hormônio relacionado ao sono. Essa regra é válida sobretudo para crianças e adolescentes – o último grupo ainda está exposto às redes sociais, que fazem a ansiedade subir e, portanto, prejudicam o repouso. Apagar todas as luzes do quarto também facilita a chegada do sono. Caso seu filho sinta medo do escuro, providencie um abajur com uma lâmpada azul, cor que ajuda a relaxar.



PESO SAUDÁVEL // Mais um motivo para dormer bem? O relaxamento profundo nos ajuda a afastar quilinhos extras, pois favorece a síntese dos hormônios leptina (que regula a sensação de saciedade) e grelina (relacionado à fome). Já quem dorme mal fica com o metabolismo “bagunçado” – o corpo fabrica menos leptina e mais grelina. Conclusão: esse desequilíbrio aumenta a chance de engordar e até de se tornar obeso. O déficit de sono também reduz a produção de insulina (que controla o açúcar no sangue) e eleva a de cortisol (que faz subir as taxas de glicose). “Com isso, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 cresce nas pessoas com predisposição à doença”, afirma Dra. Rosana Cardoso Alves.



#ficaadica Dedicar-se a uma atividade criativa, ao anoitecer, faz com que a gente use uma área do cérebro ligada à intuição e à inspiração, o que reduz a ansiedade, estimula o autoconhecimento e ajuda a dormir com os anjos. Que tal desenhar, pintar ou escrever por 20 ou 30 minutos? #


19/01/18

19 de janeiro de 2018

Compartilhar: